quarta-feira, 26 de junho de 2013

BoLo BrIgAdEiRo


Como curiosidade sabia que: O Brigadeiro (conhecido por negrinho no Rio Grande do Sul) é um doce típico da culinária brasileira, criado na década de 1940.
É comum em todo o país e está presente em praticamente todas as festas de aniversário, a par do  cajuzinho e do beijinho.
O doce foi criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas.
A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feita para arrecadar fundos.
Há outras versões bastante similares a esta sobre a origem do nome do doce: mulheres do Rio de Janeiro, alistadas na candidatura de Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de uma tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do seu candidato preferido.
Como as festas partidárias eram muito disputadas pela população, os militantes começaram a chamar os amigos para comerem o "docinho do Brigadeiro".
Com o tempo o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado).
Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.

O Bolo de Brigadeiro é constituído por um bolo de chocolate recheado e coberto com o 
Doce de Brigadeiro, sendo que o tempo de cozedura, do mesmo,  é francamente menor. 


1 comentário:

  1. Dois em um, fiquei culturalmente mais rica... e gulosamente mais insaciável... já que soube a pouco... é que é FANTÁSTICO!!!

    ResponderEliminar